SEMANA SANTA EM SÃO MATEUS
O espetáculo da Paixão de Cristo na Terra
Falar de São Mateus sem falar de Semana Santa é como falar de Romeu sem Julieta! Mais do que uma marca da comunidade, a grande "Casa da Semana Maior" vem resgatando ao longo do tempo várias tradições, sejam Litúrgicas ou Populares. Mais precisamente, na década de 90, a consciência da importante deste cuidado com uma época tão preciosa fez-se presente nas atividades pastorais, assim como uma maior valorização das demais Festas Litúrgicas que circundam a comemoração da Páscoa.
Anualmente, a Paróquia São Mateus recebe um fluxo cada vez maior de fiéis das mais diversas partes da cidade e até mesmo de outras cidades do país, principalmente dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Da mesma forma, a programação sofre algumas alterações para melhor receber os fieis que carinhosamente procuram participar de todas as atividades.
PERÍODO QUARESMAL
Todas as Quartas e Sextas à tarde, dentro da Igreja, os fieis têm a oportunidade de meditar as estações da Via Sacra através dos belíssimos quadros esculpidos nas paredes da Igreja. Às sextas feiras, existe a opção para participar da Via Sacra itinerante nas comunidades Missionárias Marianas da comunidade.
Para ajudar ainda mais as reflexões deste tempo forte, um pequeno livrinho com meditações diárias é distribuído gratuitamente para todos aqueles que desejam, com passagens bíblicas e orações selecionadas.
Na última semana, a partir do 5º Domingo da Quaresma, inicia-se o Setenário das Dores de Maria, ocasião em que se recorda as Sete Dores de Nossa Senhora na vida de seu Filho. Esta é uma das atividades que está sendo trabalhada em busca de resgate cultural.
CERIMÔNIAS
Com muito cuidado e zelo as cerimônias são preparadas pela Equipe de Liturgia e pelo Grupo de Cerimoniários que se reúnem com antecedência para deixar tudo pronto a tempo. Já em Fevereiro os detalhes começam a ser pensados para que nada saia do controle! E são muitas as tarefas!
Na Segunda feira Santa, os idosos e Enfermos podem receber a Unção para que restabeleçam a saúde do corpo e tomem maior vigor nas atividades que possam encontrar.
Na Quarta feira é a vez do Ofício das Trevas em Português. Esta é a última tradição resgatada pela Paróquia de uma forma simplificada e interessante, mantendo a essência da cerimônia celebrada em poucos lugares do Brasil ainda em Latim.
PROCISSÕES
São Mateus é a Paróquia com maior número de Procissões na Semana Santa na cidade. Na lista, encontram-se desde as mais tradicionais como a Procissão do Encontro e do Enterro, como outras mais específicas, como os Depósitos, a Procissão da Soledade, Via Sacra em quadros e o cortejo da Ressurreição, ou ainda outras de caráter obrigatório, como a de Ramos e a Transladação do Santíssimo Sacramento.
Esta é uma das atividades com maior adesão de pessoas pelo seu caráter emotivo e espiritual. Muitas vezes, os fieis portam velas e enfeitam as janelas para melhor vivenciar este momento. Na Sexta feira da Paixão, os jovens organizam a decoração do Adro da Igreja para o Descendimento da Cruz, elaborando um tapete de serragem diferente a cada ano.
ATIVIDADES CULTURAIS
Existem diversas formas de rezar. E uma delas é através da música e das apresentações artísticas. Pensando nisso, a Semana Santa de São Mateus é cercada de apresentações do Grupo SacrArte, de Teatro. No Sábado antes do Domingo de Ramos uma belíssima apresentação abre as festividades, assim como as outras apresentações menores ao longo dos outros dias, como no descendimento da Cruz e nas Procissões.
Inspirados na Semana Santa de Sevilla, a parte musical das procissões está se reestruturando aos poucos para tornar estes momentos ainda mais emocionantes e com um repertório totalmente voltado para a ocasião. Para isso, alguns parceiros se fazem presentes como os Arautos do Evangelho e a Banda do Exército Brasileiro.